25 novembro , 2009

17/03/2009 _ Seminário Inventário Estadual de Gases de Efeito Estufa do Estado de São Paulo: período de 1990-2008

IDC participa do Seminário

 

Inventário Estadual de Gases de Efeito Estufa do Estado de São Paulo: período de 1990-2008

 

O Seminário

 

Inventário Estadual de Gases de Efeito Estufa do Estado de São Paulo: período de 1990-2008?, realizado pela CETESB/SMA, em São Paulo no dia 17 de março de 2009, reuniu cerca de 300 pessoas, entre representantes de prefeituras, secretarias estaduais, municipais, órgãos públicos estaduais e federais, universidades, empresas, pesquisadores e especialistas. Durante as apresentações foi destacada a necessidade urgente de elaboração do inventário atualizado das emissões de gases de efeito estufa estaduais. O evento contou com palestrantes da Embaixada Britânica, Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), Fórum Paulista de Mudanças Globais do Clima e de Biodiversidade, Instituto Mauá de Tecnologia, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA, Fundação de Ciência, Aplica??o e Tecnologias Espaciais - FUNCATE, Secretaria do Meio Ambiente - SMA e CETESB.

Comentários (0) Comente aqui

25 novembro , 2009

19 a 21/11/2008 _ ECOPOWER CONFERENCE 2008

GESTORES ESTADUAIS DO INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE GEE DE SANTA CATARINA participam da ECOPOWER 2008. Evento que aconteceu em Florianópolis de 19 a 21 de Novembro tendo como principais objetivos:

 

Reunir empresários, politicos e profissionais de diferentes áreas do conhecimento para debaterem novas formas de energias renováveis, sua inserção no sistema energético e a interação com o meio ambiente e sustentabilidade.

 

Oportunizar a atualização de conhecimentos bem como a troca de experiências multidisciplinares na área de energias renováveis e meio ambiente.

 

Estimular a realização de pesquisa e desenvolvimento visando a identificação de alternativas para aplicação dessas tecnologias.

 

Oferecer subsídios para as políticas públicas e setoriais relacionadas ao tema.

Comentários (0) Comente aqui

25 novembro , 2009

28 a 30/10/08_ CAPACITAÇÃO DOS GESTORES ESTADUAIS DO INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE GEE DE SANTA CATARINA

Realização da primeira etapa da "CAPACITAÇÃO DOS GESTORES ESTADUAIS DO INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE GEE DE SANTA CATARINA". Evento organizado pelo Instituto Dirceu Carneiro (IDC) em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina, financiado pelo FUNTURISMO, para habilitar 20 técnicos, 12 servidores estaduais e 08 indicados pelo IDC. Realizado em Florianópolis, de 28 a 30 de outubro, com a orientação do Dr. Marcelo Theoto Rocha (consultor, contratado pelo IDC, para acompanhar e revisar a elaboração do Inventário Catarinense) com duração de 24h.

Comentários (0) Comente aqui

25 novembro , 2009

21/05/2008 _Assinatura do Termo de Cooperação entre a FATMA e o Instituto Dirceu Carneiro.

Considerando que o aumento das emissões de Gases de Efeito Estufa  GEE - provocado pela atividade humana pode, de acordo com a maioria das investigações cientificas, estar acentuando este efeito artificialmente, elevando a temperatura global e alterando o clima do planeta, definem-se as seguintes fontes de emissões de gases efeito estufa como mais relevantes: uso de energia, mudança de uso do solo e florestas, agropecuária, disposição final de resíduos sólidos, tratamento de esgotos domésticos e comerciais e de efluentes industriais. Neste contexto, em 21 de maio de 2008 o IDC firmou um termo de cooperação técnica com a FATMA. Esta parceria tem por objetivo a colaboração entre a FATMA e o IDC, no desenvolvimento de ações que promovam a identificação e quantificação das principais fontes de emissão dos gases de efeito estufa  GEE - tanto em nível público quanto em nível privado.

Comentários (0) Comente aqui

25 novembro , 2009

09/06/2009 _ IDC firma parceria com ABES

Instituto Dirceu Carneiro_IDC e Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental_ABES firmam parceria para troca de informações e disponibilização de documentos produzidos pela ABES-SC, no sentido de viabilizar o mapeamento das principais fontes de emissões antrópicas de gases de efeito estufa (GEE) em Santa Catarina.

Comentários (0) Comente aqui

12 outubro , 2009

FÓRUM CATARINENSE DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS

INSTITUTO DIRCEU CARNEIRO É UM DOS REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL NO FÓRUM CATARINENSE DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS _ FCMCG

 

 

Dia sete de outubro o Instituto Dirceu Carneiro participou da primeira reunião do Fórum Catarinense de Mudanças Climáticas Globais _ FCMCG, sendo uma das instituições representantes da Sociedade Civil. A sess]ao presidida pelo governador Luiz Henrique da Silveira e coordenada pelo secretario Onofre Agostini, iniciou com a posse dos foristas. Em seguida o Sr. Neilton F. da Silva, representante do Fórum Nacional de Mudanças Climáticas Globais, apresentou as diretrizes do Plano Nacional de Mudanças Climáticas. O FCMCG foi criado em março de 2009 e tem como objetivo conscientizar e mobilizar a sociedade catarinense para discussão e tomada de posição sobre o fenômeno das mudanças climáticas globais, a necessidade de conservar a diversidade biológica do planeta, e promover a sinergia entre as duas temáticas.

Comentários (0) Comente aqui